spot_img

Como ensinar Tática na infância?

Data:

Foto de Kampus Production/Pexels

Compartilhe:

A iniciação esportiva é o momento crucial na formação de um atleta, haja vista a demanda crescente na procura por escolinhas desde as menores idades. Logo, é importante refletir como ensinar tática na infância.  

Sabemos que na iniciação esportiva, o ensino deve-se pautar em um processo pedagógico com série de jogos e situações orientadas, onde se desenvolve a motricidade geral, servindo posteriormente como base para as habilidades esportivas específicas. Agora, perguntamos, é possível desenvolver tática na infância?

Em resumo, a lógica interna estrutural dos jogos coletivos conta com seis elementos comuns entre eles, que são: A bola, o espaço, o gol, as regras, colegas e os adversários. E a lógica funcional, caracterizada pelos princípios operacionais, as ações necessárias no ataque e defesa. Nesta última, há uma relação das situações chaves ao objetivo do jogo.

Portanto, sabemos que no ataque é necessário conservar a bola, progredir ao campo adversário e atacar a meta do oponente para se alcançar o objetivo. Em contrapartida, a defesa precisará recuperar a bola, impedir a progressão do adversário para o seu campo, e claro, evitar o gol.   

Seguindo essa premissa, é preciso desenvolver os elementos da tática por meio desta compreensão de estrutura das modalidades coletivas. São alguns dos componentes fundamentais no ensino da tática na infância os conteúdos como:

  • o controle de espaço;
  • a busca de superioridade;
  • informação;
  • ritmo de execução;
  • relação ataque/defesa.

Como abordar esses componentes no trato pedagógico na infância?  

De antemão, o professor precisa ter a consciência de ajustar a seleção de conteúdos ensino-treino para as crianças, adaptando a faixa etária e a compreensão cognitiva das mesmas.

A atividade do pega-pega é uma forma simples que manifesta os componentes de ocupação de espaço, fugida, ritmo de execução – ser mais rápido que o pegador-, entre outros. Uma variedade desta atividade, pode ser proposta em um espaço delimitado na quadra, dividido em três partes iguais. Nesta versão, teremos dois pegadores sem bola no centro e os demais alunos com a bola nos pés estarão dispersos nas outras duas partes. O objetivo é atravessar pelo centro, deslocando-se de um ponto ao outro com bola, fugindo dos pegadores. Os dois alunos do centro sempre permanecerão com coletes na mão, para facilitar a identificação visual de todos os alunos. E no momento em que consegue tocar em alguém, logo entregam o colete para seu colega e ocupam a função de fugitivo na brincadeira.

Certamente ao analisar esta atividade, conseguimos identificar fundamentos técnicos do futsal (Condução e controle de bola), e alguns componentes da ação tática do jogo, tais como: controle de espaço; observar o colega pegador; imprevisibilidade do ambiente. E claro, um pega-pega contextualizado com a estrutura interna das modalidades coletivas, contando com a bola, o espaço (delimitado), colegas, oponentes (pegadores) e regras da própria atividade.

Quais atividades aplicar para ensinar tática na infância?

Agora, veja outro exemplo, com a atividade do Caça ao Tesouro/Pique bandeira. A gestão do jogo discorre da seguinte forma: Em um espaço amplo, divide-se os alunos em duas equipes, com o mesmo número para cada. As duas equipes “esconderão” a bola (tesouro/bandeira) no próprio território. O objetivo é capturar a “bandeira” da equipe adversária e trazê-la pro seu campo. Para se defender, os alunos poderão “pegar” os oponentes que estiverem no seu território e enviá-los à “prisão” até que sejam libertados pelos aliados. A primeira equipe que capturar a bola vence a partida.

Dessa forma, este jogo possibilita a progressão para o campo adversário (Relação ataque-defesa). Além, do ritmo certo para adentrar no espaço do oponente e não ser pego. Bem como, possibilitar a divisão de um grupo para o ataque e o outro da defesa, ou seja, a distribuição da equipe no jogo, entre outros. Dessa maneira, identifica-se alguns dos conteúdos táticos e elementos da lógica interna das modalidades coletivas, ao desenvolver a capacidade de conhecer e reconhecer as situações que a atividade solicita, inclusive identificar a relação com o futsal.

Antes de mais nada, o professor (a) pode incluir fundamentos da modalidade específica na atividade acima. Como por exemplo, conduzir o tesouro (bola) até o seu campo, ao invés de usar apenas as mãos. Variações estas, que acontecem de acordo com a realidade social e cognitiva que a turma se encontra.

Como os jogos situacionais desenvolvem a compreensão tática na infância? 

Em suma, os jogos situacionais são extremamente importantes e contribuem para diversas modalidades coletivas. A metodologia de ensino quanto mais ampla e consistente, maior será o desenvolvimento do aluno (a). A especialização na infância com cargas unilaterais (um só tipo de esporte) pode inibir o desenvolvimento futuro para outras modalidades, pois o maior objetivo nesta fase é possibilitar que as crianças vivenciem de forma rica e variada as experiências em situações táticas.

Logo, a ênfase na diversidade e não apenas na repetição técnica específica, permite que o comportamento adequado para tais situações do jogo seja adquirido. Este comportamento adequado, nada mais é do que uma ação realizada de forma consciente pela criança, de modo que queira alcançar um objetivo.

O que aprendemos sobre ensinar tática na infância?

Portanto, na infância é a fase de desenvolver a aprendizagem para diferentes movimentos, a partir de um contexto situacional voltado para a inteligência motora e cognitiva, estruturas comuns das modalidades esportivas. Como resultado, há um processo de desenvolvimento da capacidade de jogo geral. A aprendizagem vai se moldando a partir das relações sujeito e bola, sujeito e jogo, mediados pelo professor (a). Visto que, na prática o aluno (a) precisa interagir bem com os seus colegas no espaço de jogo de forma inteligente, seja com ou sem bola, e o principal, dar sentido ao que estão fazendo e por quê estão fazendo.

Além disso, o jogo requer situações opositivas, buscando um objetivo em comum. E tem como essência, o controle da ação corporal do outro. Isto é, a tática é um conjunto de ações conscientes do indivíduo, a fim de solucionar os problemas que o contexto de situações de confronto oferece. Quanto mais incentivo e oferta de uma pedagogia contextualizada na infância, maior será o desenvolvimento do atleta.

Em síntese, o tema proposto é desenvolvido nesta fase, por meio de uma metodologia que sustente as intenções técnicas táticas do jogo propriamente dito, seja por meio dos jogos, brincadeiras e na ludicidade inclusive.

Fontes e Referências

A atividade pedagógica da Educação Física.

Pedagogia do Futsal: Jogar para aprender (Wilton Santana).

O Ensino do Desportos Coletivos (Claude Bayer). 

Confira um episódio do Podcast Ciência da Bola que fala sobre o assunto:

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img

Posts Relacionados

Estudo analisou a geometria e força do quadríceps ao longo da maturação em jovens jogadores

Um estudo realizado na Universidade de Basel, na Suíça, por Paul Ritsche e colaboradores, publicado no Journal of...

Estudo analisou o movimento dos membros inferiores em saltos de jogadores com reconstrução do LCA

Um estudo realizado por pesquisadores do Irã, liderado pelo professor Moosareza Ghorban da Universidade de Guilan, publicado na...

Estudo destacou os efeitos do futebol nas funções executivas e agilidade de crianças na primeira infância

Um estudo recente conduzido por Sho Aoyama, do Departamento de Educação da Universidade de Yamaguchi, no Japão, investigou...

Estudo analisou a influência genética nas respostas inflamatórias musculares em jogadores de futebol

Um estudo científico realizado por pesquisadores brasileiros liderado por Eduardo Mendonça Pimenta da Universidade Federal de Minas Gerais...