Local de Nascimento pode influenciar na carreira de atletas de Futebol

Por: João Vítor

Postado

Atualizado em

No competitivo mundo do futebol, onde o talento é valorizado como uma moeda rara, surge uma questão intrigante. Até que ponto fatores como a data e o local de nascimento podem influenciar o destino de um jogador? Um estudo recente conduzido pelo pesquisador italiano Gabriele Morganti e sua equipe, oferece informações valiosas sobre essa questão. O artigo científico publicado na revista MDPI Sports, revela como esses fatores podem moldar não apenas o desenvolvimento juvenil dos jogadores, mas também suas perspectivas futuras no esporte.

Como foi o estudo científico?

O estudo, intitulado “Vantagens de Nascimento no Futebol Masculino Italiano: Como Influenciam a Carreira Juvenil dos Jogadores e seu Status de Carreira Futura“, analisou 1050 jogadores masculinos italianos nascidos entre 1999 e 2001. O que foi evidenciado foram padrões reveladores que lançam luz sobre as complexidades do sistema de desenvolvimento de talentos no futebol italiano.

Uma descoberta foi a tendência de os jogadores nascidos nos primeiros meses do ano e na região norte da Itália estarem mais representados nos níveis juvenis do futebol italiano. Isso sugere uma possível tendência de seleção que pode favorecer aqueles que têm a sorte de nascer em determinados momentos e lugares, levantando questões sobre a equidade no acesso às oportunidades de desenvolvimento esportivo.

No entanto, as implicações do estudo vão além do desenvolvimento juvenil. A análise revelou que apenas 18% dos jogadores analisados conseguiram dar o salto para se tornarem profissionais. Esse dado desafia as suposições sobre a eficácia dos sistemas de identificação e desenvolvimento de talentos existentes. E levanta a questão de como melhor apoiar os jovens jogadores em sua jornada rumo ao sucesso profissional.

Além disso, uma descoberta particularmente intrigante foi a associação entre o local de nascimento dos jogadores e seu status de carreira futura. Os jogadores nascidos no norte da Itália demonstraram uma probabilidade significativamente maior de se desenvolverem e chegarem a níveis superiores em comparação com seus colegas do sul. Isso evidencia as disparidades regionais na Itália e como essas disparidades podem influenciar o acesso ao desenvolvimento esportivo de alto nível.

Conclusão

Portanto, o estudo destaca a complexidade do desenvolvimento de talentos no futebol italiano. Não se trata apenas de habilidade inata, mas também de uma interação complexa entre fatores ambientais, sociais e econômicos que moldam o curso das carreiras dos jogadores. Essas descobertas têm importantes implicações para os sistemas de identificação e desenvolvimento de talentos em todo o mundo do futebol. Isso, deixa claro também a necessidade de abordagens mais equitativas e inclusivas para garantir que todos os jovens jogadores tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial no esporte.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

Receba informações no seu e-mail: