O sucesso de clubes no futebol

Por: Aline Borges

Postado

Atualizado em

Foto: Jeffrey F Lin na Unsplash

Sabemos que uma boa gestão é fundamental para o sucesso de clubes de futebol. Assim, os gestores precisam desenvolver um trabalho de forma responsável, de modo a alavancar o clube visando o futuro. Ou seja, uma boa gestão não significa realizar megas contratações e pagar salários altos, mas é necessário ter o entendimento da situação do clube. Os investimentos devem ser feitos conforme a capacidade financeira do atual momento do clube.

Nos últimos anos, as gestões de alguns clubes se tornaram profissionais, o que contribuiu muito para o sucesso deles. Em suma, isso faz com que as decisões sejam tomadas de maneiras mais assertivas, sem haver um grande endividamento. Essa profissionalização ajuda o clube a buscar bons resultados dentro e fora de campo.

O sucesso de clubes no futebol requer resultados dentro e fora de campo

Alguns clubes brasileiros entendem a importância da gestão profissionalizada e, há alguns anos, executam esse trabalho com maestria. Dessa forma, agora passam por bons momentos dentro de campo, além de ter controle dos recursos que o clube precisa para realizar um bom trabalho.

Flamengo

O clube passou por um período de reformulação devido a um grande déficit financeiro, dívidas altas e resultados ruins dentro de campo. Em 2013, Eduardo Bandeira de Mello assumiu o clube com o intuito de renegociar as dívidas e voltar a conquistar taças. Com o passar dos anos o clube conseguiu sanar as dívidas e começou a investir novamente em atletas para montar um time competitivo. O resultado da reformulação todo mundo conhece, um time cheio de craques, grandes patrocinadores, além de conquistas nacionais e internacionais.

Fortaleza

O Fortaleza é um grande exemplo de como uma boa gestão fora de campo pode contribuir para os resultados dentro dele. Isso porque em poucos anos o clube saiu da Série C do campeonato brasileiro para a Série A, chegando pela primeira vez a competições internacionais. É importante ressaltar que o Leão do Pici se mantém entre as menores dívidas do futebol brasileiro após retornar à elite em 2019. Dentro do campo, o clube protagonizou a maior campanha de um time do Nordeste na história da série A e é presença recorrente em competições continentais.

Ceará

Assim como o rival, o Ceará é uma das referências quando se trata de boa gestão no futebol. O clube possui uma das menores dívidas do país, por isso, consegue passar pela pandemia de maneira exemplar. Tudo se deve a um grande trabalho de transformação que o clube passou: são 12 anos desde uma grande crise. Nesse período algumas dívidas foram renegociadas, usando o dinheiro para investir em estrutura e atletas. Isso resultou em conquistas dentro e fora de campo.

Dessa forma, fica claro como a gestão é extremamente importante para o sucesso de clubes no futebol. Através da profissionalização é possível (re)estruturar um clube e atingir o sucesso esportivo de maneira responsável. O sucesso dentro de campo é importante, mas, sem uma gestão adequada ele não será sustentado por muito tempo.

Contato da autora
Instagram: @borges_aline08

Ouça um episódio do podcast sobre o assunto:

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

Receba informações no seu e-mail: