Gestão e Patrocínio no Futebol

Data:

Foto de Emerson Vieira na Unsplash

Compartilhe:

A gestão no futebol está relacionada a diversos setores e, por isso, é fundamental para o clube. Gestão e patrocínio obviamente também estão interligados. Portanto, a gestão e o patrocinador precisam trabalhar em conjunto, buscando sempre os mesmos objetivos dentro e fora de campo. Um bom planejamento contribui muito para que ambas as partes saibam quais são os melhores caminhos para atingir os objetivos traçados.

O fato da gestão ainda ser pouco profissional afasta alguns patrocinadores, pois eles não se sentem seguros para investir no clube. A profissionalização é importante para que ambos os lados tenham o entendimento de que o futebol também é um negócio. Com isso, também passarão a entender que o patrocínio não é somente a colocar a marca na camisa de jogo. As boas ativações fazem com que a marca tenha uma visibilidade melhor do que a que possuem no uniforme de jogo. 

A constante evolução do marketing esportivo nos últimos anos contribuiu muito para a evolução e profissionalização da gestão esportiva. Consequentemente, algumas empresas viram uma oportunidade no futebol para estar cada mais inserida no mercado e conhecida pelos fãs do esporte.

Gestão e patrocinadores: conquistar juntos

Uma boa gestão faz times serem vitoriosos, fazendo com que os patrocinadores dos clubes sejam sempre lembrados pela conquista. Muitos torcedores procuram consumir os produtos dos patrocinadores do seu time do coração, pois acreditam que estão ajudando seu clube. Assim, é fundamental que o clube e o patrocinador busquem diferentes maneiras de estarem cada vez mais perto do torcedor.

Gestão e patrocínio: Palmeiras é “case” de sucesso

Um bom exemplo de gestão e patrocínio é a parceria entre Palmeiras e Crefisa, que começou em 2015 e vai até 2021. A parceria obteve muitas conquistas nos últimos anos, entre elas a Libertadores de 2020, uma grande obsessão para todos os palmeirenses.

No início dos anos 90 a história do Palmeiras ficou marcada pela era Parmalat, que contou com 11 títulos em 9 anos. Bem como o século passado, o Palmeiras vem ganhando muitos títulos e conta com grande retorno financeiro. Porém, dessa vez, a empresa parceira é a Crefisa.

Além do patrocínio, a Crefisa também aproveita para divulgar seus produtos em jogos do Palmeiras. Como resultado, a grande visibilidade do clube faz com que os produtos de seus patrocinadores também sejam conhecidos pelos torcedores de outros times.

Por fim, é importante ressaltar que patrocinar um time de futebol pode valorizar muito a marca devido a sua visibilidade. E com uma gestão profissional é possível ter bons retornos financeiros, conquistando títulos e realizando ativações com os patrocinadores. Portanto, o patrocínio é uma das principais receitas dos clubes brasileiros e, se for bem explorado, renderá grandes retornos ao clube e aos torcedores.

Contato da autora:
Instagram: @borges_aline08

Confira abaixo um episódio em nosso Podcast sobre o assunto:

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img
spot_img

Posts Relacionados

Quais as taxas de retorno ao futebol após reabilitação em campo para lesões do LCA?

Pesquisadores investigaram a eficácia da reabilitação em campo para jogadores de futebol masculino após reconstrução do ligamento cruzado...

Como a carga de treino afeta o desempenho de jogadores de Futebol?

Um estudo publicado na revista Sport Sciences for Health investigou como a carga de treino interno (percepção de...

Estudo mostrou a eficácia de treinos personalizados para crianças de 5 a 6 anos no futebol

Um estudo desenvolvido por pesquisadores russos, liderados por D.A. Antipov, L.V. Tarasova e A.V. Antipov, demonstrou que aulas...

Qual é a dinâmica pré e pós-pico da velocidade máxima em jogadores de futebol?

Um estudo recente publicado na revista Biology of Sport analisou como jogadores de futebol de elite atingem suas...