spot_img

Análise de desempenho ou análise tática?

Data:

Foto de Tom Fix/Pexels

Compartilhe:

O que é desempenho?

Faça uma reflexão. Para você, o que é desempenho no futebol?

Muitos anos atrás acreditava-se que o desempenho era medido pela técnica. Quanto maior sua técnica, melhor seu desempenho. O que faz sentido, correto? Afinal, se um jogador acerta mais passes, finaliza melhor ou dribla bem ele rendeu melhor que os outros, ou não?

Porém os anos se passaram e o aspecto físico ganhou muita importância. Ou seja, era necessário correr mais que os adversários e ser mais forte. Dessa forma sua performance seria melhor.

Atualmente se tem uma adoração pela parte tática. Ainda mais após o Brasil perder a copa de 2014. A partir desse momento falou-se que taticamente nós brasileiros estávamos atrasados e precisávamos nos desenvolver nesse quesito, afim de melhorarmos nosso desempenho.

Afinal de contas, algum desses pensamentos define o que é desempenho? Sim, esses conceitos estão dentro do desempenho. Porém não de forma avulsa, mas sim, de forma unificada. Além disso, a performance abrange mais que o físico, técnico e tático.

Definição de desempenho

A princípio, vamos definir o desempenho da seguinte forma. Ele engloba o físico, o técnico, o tático e o psicológico, e esses 4 itens estão dentro do contexto social que o indivíduo viveu. Ou seja, a performance é multifatorial e transdisciplinar.

Como assim psicológico? E o que é contexto social? Calma, vamos explicar cada um deles.

Primeiramente vamos falar do aspecto psicológico. Quem comanda o seu corpo é sua mente. Ou seja, ela que determina o que fazer e como fazer.

Vou te fazer uma pergunta. Você já esteve naqueles dias em que não conseguia parar de pensar em algum problema? Foi para o trabalho e seu cérebro não mantinha o foco no que era necessário?! Parecia estar em outro mundo. Isso já aconteceu com todos nós. Portanto, o seu psicológico afetou o seu desempenho.

Dessa forma, afim de solucionar estas questões, os times de futebol contratam psicólogos para auxiliarem seus jogadores a enfrentarem os problemas de pressão da torcida, questões pessoais, etc… Tudo isso visando um melhor desempenho.

“Mente sã, corpo são” Juvenal, poeta romano

O contexto social e a análise de desempenho

Contexto social não é nada mais e nada menos do que os locais e as pessoas que fazem ou fizeram parte da vida do indivíduo. Esses lugares e pessoas criarão crenças no indivíduo.

Imagine o seguinte, o jogador de futebol veio de um meio onde as pessoas diziam que ele não conseguiria realizar seu sonho, não o apoiavam, não acreditaram nele… Caso ele consiga se tornar um jogador, haverá no inconsciente dele a descrença que ele consegue. Isso é algo muito mais profundo do que parece. Podemos chamar isso de crenças limitantes, ou seja, são pensamentos que limitam o seu desempenho.

E isso não cabe somente a jogadores. Todas as pessoas têm crenças limitantes. Portanto, é importante treinar essas crenças, a fim de que elas lhe ajudem a melhorar sua performance, independentemente do que você faz.

Análise de desempenho é análise tática?

Portanto, depois de ver todas as vertentes do desempenho, te pergunto: é correto chamarmos o responsável pelo recolhimento e análise de informações de analista de desempenho? Afinal, ele consegue observar e dar feedbacks em todas essas áreas? Acredito que ainda não.

Por isso gosto de denominar essa vertente de análise tática, afinal, o que normalmente se analisa, são aspectos táticos e técnicos dos jogadores ou dos rivais.

Seria muita prepotência acharmos que somente um profissional da análise tática saberia mensurar e desenvolver por completo o desempenho do seu jogador. Por isso a comissão técnica é dividida em setores diferentes e, cada parte, tem uma grande parcela a acrescentar no desempenho do atleta.

Em síntese, como dizem em Portugal e em algumas regiões da Europa, todos da comissão técnica são treinadores auxiliares. Todos têm o dever e capacidade de, na sua área de especialização, contribuir para a melhora do atleta. Seja ela no âmbito físico, mental, tático, técnico, psicológico ou nutricional.

Veja abaixo um episódio em nosso Podcast sobre o assunto:

Instagram do autor: @Christopher_Suhre

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img

Posts Relacionados

Estudo analisou a geometria e força do quadríceps ao longo da maturação em jovens jogadores

Um estudo realizado na Universidade de Basel, na Suíça, por Paul Ritsche e colaboradores, publicado no Journal of...

Estudo analisou o movimento dos membros inferiores em saltos de jogadores com reconstrução do LCA

Um estudo realizado por pesquisadores do Irã, liderado pelo professor Moosareza Ghorban da Universidade de Guilan, publicado na...

Estudo destacou os efeitos do futebol nas funções executivas e agilidade de crianças na primeira infância

Um estudo recente conduzido por Sho Aoyama, do Departamento de Educação da Universidade de Yamaguchi, no Japão, investigou...

Estudo analisou a influência genética nas respostas inflamatórias musculares em jogadores de futebol

Um estudo científico realizado por pesquisadores brasileiros liderado por Eduardo Mendonça Pimenta da Universidade Federal de Minas Gerais...