spot_img

As 4 vertentes do futebol: uma metodologia para desenvolver o jogador

Data:

Foto de Marcel Strauß na Unsplash

Compartilhe:

Craig Simmons, ex-consultor da Federação inglesa, criou o modelo das 4 vertentes no futebol. Essa metodologia tem seu nome original de 4 cantos. A finalidade do projeto era auxiliar treinadores a planejar e realizar sessões de treinos, visando uma melhor aprendizagem e desenvolvimento dos jogadores. Desse modo, essa metodologia permite que os jogadores atinjam o seu potencial máximo.

A análise de Desempenho/performance permite que os treinadores analisem o desempenho do jogador em cada um dos quatro cantos. Isso ajudará o treinador a planejar sessões de treino futuras, de modo a melhorá-los.

Esta metodologia oferece uma ferramenta de reflexão. Ou seja, os treinadores podem usar para suas observações, reflexões e decisões sobre como melhor apoiar as necessidades individuais dos jogadores. Assim, pode-se verificar qual o nível de desenvolvimento do jogador, bem como suas capacidades de jogo, desempenho e potencial.

“A habilidade do treinador se baseia em como se adaptar para atender às necessidades individuais. Um jogador pode precisar de muito apoio no canto técnico, outro no físico e assim por diante. O processo de atender às necessidades individuais é muitas vezes referido como ‘diferenciação’, sendo a habilidade do treinador fornecer um suporte ligeiramente diferente, mas apropriado, para melhor atender às necessidades dos jogadores que ele treina.” Craig Simmons.

As 4 vertentes do futebol

A metodologia dos 4 cantos (ou 4 vertentes do futebol) engloba quatro partes principais que são vitais e fundamentais para qualquer jovem futebolista em desenvolvimento: elementos técnico-táticos, físicos, psicológicos e sociais. Estes são os 4 cantos que, apesar de se apresentarem em separado, estão sempre atuando em simultâneo, se influenciando. Entretanto, embora se enfatize a relação entre todos os cantos, o foco específico pode ser colocado em qualquer um deles, de modo a atender às necessidades individuais do jogador.

Este modelo pode ser aplicado a todos os jogadores, independentemente da idade ou capacidade. Todos são diferentes e os jogadores terão suas próprias necessidades individuais em qualquer ponto de seu desenvolvimento.

Entendendo os 4 cantos

Cada um dos cantos explora competências fundamentais e distintas num jogador de futebol. Vamos conhecer mais os detalhes de cada um dos cantos?

  • Técnico-tático: este canto reconhece as habilidades necessárias para o futebol, como o passe, recepção, remate, posicionamento ou a reação à transição ofensiva. Um exemplo deste canto pode ser a observação da posição corporal de um jogador e a técnica de remate. Uma filmagem pode permitir que o treinador analise como o jogador bate na bola e perceba a técnica usando câmera lenta.
  • Psicológico: aqui é visto a importância do processo de pensamento interno de um jogador, em outras palavras, analisando como ele pensa, toma decisões, a concentração, a criatividade, a atitude competitiva, entre outros atributos.
  • Físico: este canto reconhece como o corpo pode ajudar o jogador a ter melhor rendimento, por exemplo, na velocidade, resistência, aceleração, impulsão e coordenação.
  • Social: o canto social analisa a importância de trabalhar bem com outras pessoas, ao envolver-se no trabalho em equipe e espirito de entreajuda, comunicação e liderança. Por exemplo: o vídeo pode mostrar a confiança e o relacionamento entre jogadores. Esta análise pode auxiliar um treinador no planejamento de sessões com atividades lúdicas de equipe, com o intuito de ajudar a aumentar os índices de confiança e auto-estima ou para construir uma maior relação sócio-afetiva entre a equipe.

Portanto, o modelo inglês dos 4 cantos é uma estrutura que incentiva o desenvolvimento do jogador na totalidade. As 4 vertentes buscam aprimorar o jogador nos tópicos que estão presentes numa partida de futebol. Relembrando que todos os jogadores podem ser expostos a esta metodologia, independente da idade ou habilidade.

Confira abaixo um episódio em nosso Podcast sobre o assunto:

Contato do autor
E-mail: diogorunafutebol@gmail.com
WhatsApp: +351 961082732

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img

Posts Relacionados

Estudo examinou o impacto do treinamento cognitivo específico para o esporte nas funções executivas de jovens jogadores de futebol

Um estudo recente conduzido por Florian Heilmann do Laboratório de Ciência do Movimento da Universidade Martin-Luther Halle-Wittenberg, na...

Quais os principais atributos que os treinadores buscam em jovens goleiros?

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadors liderados por Leago Lethole, do Departamento de Esportes, Reabilitação e...

Estudo revela diferenças cerebrais entre atletas de ginástica, futebol e e-sports

Um novo estudo realizado na Mahidol University, na Tailândia, liderado pela pesquisadora Papatsorn Ramyarangsi, investigou as diferenças na...

Estudo avaliou a saúde mental em jogadores de futebol durante um ano

Um novo estudo publicado na revista BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation buscou investigar a saúde mental em...