Como aprimorar o desempenho do jogador de futebol?

Por: Christopher Suhre

Postado

-

Atualizado em

Normalmente escrevo somente sobre análise de desempenho. Mas dessa vez resolvi tocar em outro assunto: como podemos aprimorar o desempenho do jogador de futebol? Primeiramente, quando digo desempenho, estou me referindo a variáveis técnicas, táticas, físicas e cognitivas. Vamos ver alguns métodos de periodização de treinos que podemos aplicar para auxiliar o jogador a se desenvolver melhor.

Foto: Pixabay.com

A periodização do treinamento desportivo

Os treinamentos de futebol evoluíram muito com o passar dos anos. A princípio o método de treino denominado de Modelo Clássico, nasceu em 1950, tendo o russo Leev Pavlovtchi Matveev como grande influenciador. Portanto, Matveev é conhecido até hoje como pai da periodização do treinamento desportivo.

Naquela época, os treinos eram mais voltados ao atletismo e tinham poucas especificidades quando aplicadas no futebol, inclusive o método de Matveev. No entanto, por ser o pioneiro nessa área, ele acabou abrindo as portas para outros inúmeros métodos de treinos, cada um com características distintas. Ou seja, Matveev foi importantíssimo para a história do treinamento.

Periodização Tática no futebol

Foto: Pixabay.com

Atualmente vemos um grande apreço de profissionais do futebol para a periodização tática, criada por Vitor Frade, grande escritor e pesquisador de futebol Português. Desse modo, essa metodologia veio ganhando o mundo após Mourinho utilizá-la nas grandes equipes que treinou, resultando em muitos títulos.

Em resumo, essa metodologia de treino é baseada nos 4 momentos do jogo, Organizações ofensiva e defensiva e as transições ofensivas e defensivas. Além disso, ela é guiada pelo modelo de jogo da equipe.

Além desses aspectos, a Periodização Tática não discrimina a tática, a técnica, o físico ou o psicológico em detrimento de outro. Ou seja, ela visa trabalhar todos esses fatores de forma integrada, capacitando o atleta para todas essas questões dentro do jogo.

Diferenças entre as metodologias

A partir dessa observação breve sobre duas metodologias de treino, podemos verificar diferenças entre elas, assim como há diferenças entre os treinos analíticos, sistêmicos, microciclo estruturado, etc. Agora as perguntas que faço a você é: Como você irá extrair o melhor do seu atleta? Qual treino você utilizaria? Treinaria o todo ou alguns aspectos específicos?

Vemos que essas perguntas não são fáceis de serem respondidas, afinal, levam em consideração muitas variáveis e quesitos. Mas quero deixar aqui algumas respostas que podem melhorar sim o desempenho do jogador.

A busca visual e o desempenho do jogador de futebol

Foto: Pexels.com

Após um estudo de Kyrre Fagereng, denominado A Real Game Examination of Visual Perception in Soccer (Um exame real de percepção visual no futebol). No qual visava verificar quantas vezes os jogadores olhavam ao seu redor antes de tomarem uma decisão e como ocorria essa correlação, foi verificado que, quanto mais vezes um jogador realiza a busca visual ao seu redor, a fim de conhecer o espaço e jogadores em volta, mais ações corretas ele tomará. Ou seja, a correlação é positiva e, se o jogador olhar mais ao seu redor, mais ele terá probabilidade de acertar passes, finalizar em gol, etc.

Assim, isto nos permite identificar um padrão de jogo dos melhores jogadores. No ano do estudo acima citado por exemplo, os jogadores com melhores índices nesses quesitos foram Lampard e Gerrard. Dessa forma, podemos treinar este fundamento com intuito de melhorarmos a tomada de decisão do nosso atleta e assim melhorar o desempenho do jogador de futebol.

Tomada de Decisão no futebol

Foto: Pixabay.com

Em resumo, a tomada de decisão é aquilo que você fará após analisar todas as outras possibilidades possíveis. Ou seja, você analisará o problema atual daquela situação e fará uma ação para resolver essa questão. Dessa forma, se você souber as principais “soluções” possíveis para aquele problema, será mais fácil de tomar a decisão “correta”.

Portanto, obviamente essa tomada de decisão ocorre em milissegundos quando falamos de uma partida de futebol. Ou seja, o jogador precisa cada vez ser mais rápido no diagnóstico do problema para resolvê-lo da melhor forma.

Isto está dentro dos três níveis de constrangimentos citados por Mombaerts (1996) num jogo de futebol:  i) no plano perceptivo, na medida em que os jogadores devem perceber e analisar a situação que se lhes depara; ii) no plano decisional, porque têm que conceber e escolher uma solução; iii) no plano motor, dado que devem agir numa situação de oposição, em crise de tempo e de espaço, utilizando os recursos disponíveis.

Dar feedbacks aos jogadores de futebol

Os feedbacks são uma das formas interessantes de ajudar o atleta a rever suas decisões tomadas e refletir se aquela realmente foi a melhor escolha. Segundo Franks, Hodges & McGarry, (1998). A instrução e a demonstração são normalmente fornecidos para melhorar a prática, dando ao aprendiz informações importantes no que diz respeito à execução de uma ação específica, e/ou ao objetivo da ação.

Assim, implica providenciar informação em relação a padrões de movimentos ótimos, e feedback para os erros em relação a determinados objetivos. Isso permitirá melhor desempenho do jogador de futebol.

Descoberta Guiada no desempenho do jogador futebol

Por fim, podemos também citar a descoberta guiada como forma de auxiliar o jogador a melhorar seu desempenho. Essa teoria visa ajudar o jogador a chegar na melhor decisão, porém deixando que ele mesmo descubra como. O técnico, a partir dessa técnica, tem o papel de auxiliador, dando dicas de como seria melhor. Dessa forma o jogador terá que pensar no que fará e o porquê fará, dando a ele melhores condições de resolver problemas futuros

Qual sua opinião?

 Escreva nos comentários qual a sua forma de melhorar o desempenho dos atletas e se utiliza de algumas técnicas aqui descritas.


Referências:

Garganta, J. (1997). Modelação táctica do jogo de Futebol. Estudo da organização ofensiva em equipas de alto rendimento. Tese de Doutoramento. FCDEF-UP.

Silva, P. (2006). A análise do jogo em Futebol. Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com. Dissertação de Mestrado. Lisboa: FMH-UTL.

Fagereng, Kyrre (2010), A Real Game Examination of Visual Perception in Soccer.


Fique ligado nos nossos cursos e aprimore seus conhecimentos sobre futebol.


Autor: @christopher_suhre
Foto de capa: Pixabay

Gostou dos conteúdos do Ciência da Bola? Deixe seu e-mail e lhe enviaremos mais.


Deixe seu comentário