5 maneiras de criar superioridade no Futebol

Por: Roberto Augusto

Postado

Atualizado em

Foto de Florian Schmetz na Unsplash

As superioridades do jogo

O futebol é um esporte complexo, onde são empregadas diversas estratégias para gerar vantagens em relação ao adversário. Desta maneira, abordaremos sobre as diferentes formas de criar superioridade no futebol.

Hoje são conhecidas cinco superioridades:

  • 1-  Numérica,
  • 2- Posicional,
  • 3- Qualitativa,
  • 4- Cinética e,
  • 5- Socioafetiva.

Então, na sequência, apresentaremos cada uma delas.

Superioridade numérica

É a superioridade no futebol mais comum e conhecida, pois simplesmente visa ter mais atletas que o adversário em determinado espaço do campo. Cabe ressaltar que essa superioridade nem sempre é buscada no centro de jogo, pois por vezes a maior vantagem pode ser obtida em outra região. Assim sendo, na imagem abaixo vemos uma situação de 4vs3 no centro de jogo.

Superioridade posicional

É aquela onde visa estar mais bem posicionado que os seus oponentes diretos. Então, mesmo que em inferioridade numérica, pode haver a superioridade posicional. Desta forma, na imagem abaixo vemos De Arrascaeta em uma posição favorável, mesmo que em desvantagem numérica, se comparado com seus adversários.

A superioridade posicional não diz respeito apenas a região ocupada, mas também em como ocupá-la, considerando fatores como a posição corporal do atleta. Com base nisto, note na imagem acima como De Arrascaeta perfila o corpo em direção ao gol, mas sem perder a bola de vista, fazendo com que, caso receba a bola, consiga finalizar a jogada com maior velocidade e qualidade.

Superioridade qualitativa

É a superioridade no futebol que leva em conta a qualidade do seu atleta e do oponente. Sendo assim, é utilizada para potencializar seu atleta que desequilibra em situações de 1vs1 e 1vs2, por exemplo, através da sua qualidade de drible. Clique na imagem abaixo para ver um lance do Neymar, cuja qualidade no drible dispensa maiores comentários, desequilibrando em uma situação de 1vs2.

Superioridade cinética

É a superioridade que se consegue ao se movimentar antes que seu adversário direto, gerando uma vantagem de tempo e espaço em relação ao marcador. Clique na imagem abaixo para ver a movimentação de Luis Suárez, um dos atletas que mais se utilizam desta vantagem, se movimentando antes que seu marcador e conseguindo grande vantagem de tempo e espaço para marcar o gol.

Superioridade socioafetiva

Está é uma das menos conhecidas, mas com grande importância. Quem nunca, na infância e adolescência, ou até mesmo já adulto, se beneficiou de jogar no time de um amigo? Aquela amigo que, além do entrosamento (saber como você gosta de receber a bola e onde você estará posicionado), também tem características que casam perfeitamente com as suas. Assim sendo, é a superioridade no futebol buscada através da aproximação de atletas que possuem um entrosamento acima da média. Então, não se trata apenas de entrosamento, mas também de características que se completam, como nos casos apresentados abaixo: Bebeto e Romário; e o Casal 20 (Washington e Assis).

A importância de compreender a superioridade no futebol

Então, enquanto lia o texto, você parou para pensar o quanto tudo isso pode ser rico para uma análise? Quais são as superioridades buscadas pelos times que você analisa? Onde e quando buscam obter essas superioridades? Pois bem, pense que é devido a busca por superioridade numérica, por exemplo, que surgiu a “saída de 3”, conhecida como Lavolpiana. Então, percebeu a importância? Isso só tende a enriquecer sua análise.

Confira um episódio do Podcast Ciência da Bola que fala sobre o assunto:

Contato do autor – Instagram: @ralazzarottop

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

Receba informações no seu e-mail: