Scouting de treinadores

Por: Diogo Runa

Postado

Atualizado em

Imagem por Dimitris Vetsikas por Pixabay

O scouting já é uma ferramenta bem conhecida e cada vez mais valorizada quando falamos da observação de jogadores para reforçar uma equipe. No entanto, há uma vertente do scouting que ainda é desconhecida para muitos, mas que está em ascensão. Estamos falando do scouting de treinadores, ou seja, a observação de treinadores.

O que podemos observar em um treinador?

Podemos analisar no treinador diversos aspectos com o objetivo de identificar um perfil ideal para a equipe. Alguns dos aspectos considerados são:

Modelo/ideias de jogo

Acredito que este seja o principal ponto que devemos considerar. É importante analisar o modelo de jogo e as ideias do treinador ao longo dos diversos anos da sua carreira. Assim, podemos perceber se o modelo de jogo que o treinador quer aplicar na equipe vai ao encontro da filosofia do clube. Outra possibilidade muito utilizada, sobretudo em clubes britânicos, é a entrevista com o treinador. Em outras palavras, é um momento entre o candidato a treinador e os tomadores de decisão do clube. Nesse momento o treinador apresenta as suas ideias, além de ser submetido a questões por parte do clube interessado.

Personalidade

É importante caracterizar a personalidade do treinador, tanto dentro do campo como fora dele. Por exemplo, entender como é o treinador no futebol e na vida, se tem uma personalidade forte, mais agressiva, mais tranquila, etc. Essa caracterização é fundamental para entendermos se o treinador se adéqua com o que o clube necessita e pretende para comandar a sua equipe. Podemos observar este aspecto através do seu comportamento e atitude durante o jogo, entrevistas e, até mesmo, questionando ex-jogadores e ex-colegas do profissional em questão.

Plantel do clube

Ligado aos dois últimos aspectos aparece o plantel do clube. É fundamental percebermos se as ideias do treinador são compatíveis com o plantel que o clube tem à sua disposição. Além disso, devemos nos atentar se a personalidade que o treinador tem é compatível com o que os jogadores necessitam, de modo a melhorar o rendimento da equipe e evitar algum mal-estar no vestiário.

A importância do Scouting de treinadores

O scouting de treinadores está em crescimento, pois tem demonstrado grande importância para o sucesso da equipe. Isto porque, através da análise demonstrada nos pontos anteriores, permite-nos identificar um ou mais treinadores que se encaixam no perfil pretendido pelo clube. Quando um perfil de treinador se enquadra com perfeição na filosofia do clube e com o plantel que tem à sua disposição, a possibilidade de ter sucesso é muito grande!

Por sua vez, temos exemplos de treinadores reconhecidos mundialmente, mas que fazem trabalhos medíocres em certos clubes, pois, muitas vezes, eles têm filosofias opostas. Dessa forma, uma das razões para o insucesso poderá ser a má ou a falta de realização de scouting de treinadores no clube.

Contato do Autor
E-mail: diogorunafutebol@gmail.com
WhatsApp: +351 961082732

Confira abaixo um episódio do Podcast sobre o assunto:

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

Receba informações no seu e-mail: