Na entrevista, João Vítor conversou com Felipe Furtado, treinador e coordenador de iniciação que já trabalhou em grandes clubes do Brasil. Eles conversam sobre temas relacionados à formação, treinamento e iniciação no futebol. Furtado compartilhou suas experiências de trabalho com base no Brasil e no exterior, e destacou a importância de treinar tanto futebol quanto futsal na formação dos atletas.
O treinador também fala sobre o processo de transição de categorias e o contato com os pais das crianças na formação. Ele ressalta que o trabalho na iniciação deve ser educativo e que a formação é preparação e não especialização precoce. Além disso, Furtado destacou a importância do desenvolvimento de life-skills, ou seja, habilidades para a vida, durante o processo de formação.
Outros temas que foram abordados incluem as diferenças de trabalho em escolas esportivas e clubes, as diferenças de geração de atletas, a importância de treinos analíticos e contextualizados ao jogo, e o futuro do processo educacional. Por fim, Furtado também comenta sobre o trabalho com intercâmbio esportivo.
Acompanhe também no Spotify
Ouça também no Apple Podcasts: