Um dia após o jogo entre Flamengo e Atlético Mineiro pela Copa do Brasil de 2022, o Globo Esporte publicou uma matéria sobre o atacante Hulk, atleta que vem chamando atenção pelo nível elevado de performance desde que voltou ao Brasil. Na reportagem, o autor destaca a grande perda de peso sofrida pelo jogador ao término da partida, e sua demora para deixar as instalações do Maracanã, já que foi sorteado para fazer o exame antidoping e encontrou grande dificuldade em urinar nas horas que sucederam o espetáculo. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Hulk chama atenção pela perda de peso pós-jogo. Em 2021, o atleta foi tema de outra matéria do GE, pois chegava a perder até 5 kg por partida.
Hulk perdeu 6 kg de quê?
Direto ao ponto: água e glicogênio muscular, sendo a maior parte do peso perdido por desidratação. Em um jogo de futebol profissional, é normal e desejável que o atleta perca até 2% do seu peso através do suor, visto que, transpirar é importante para a termorregulação do nosso corpo. No entanto, a reidratação deve ser constante durante a atividade e se estende ao final da partida, quando o jogador inicia, ainda no vestiário, sua recuperação hídrica.
O jogador pode chegar a tomar até 32 copos de água nas horas que sucedem o jogo, seguindo a recomendação de recuperar o peso hídrico perdido ao longo da partida em até 4 horas pós termino do jogo. Além disso, é indicado que em até 2 dias seu peso total esteja o mesmo de quando iniciou a partida passada.
Segundo a literatura, perdas maiores do que 2% já podem comprometer o rendimento do indivíduo. Nesse caso em específico, Hulk parece ter uma predisposição maior à sudorese, e além disso, é um jogador que possui muita massa muscular, algo que, ajuda a aumentar sua temperatura corporal, fazendo com que ele precise transpire mais para se manter numa temperatura ideal.
O que influencia na desidratação do jogador?
Dentre os principais fatores que podemos destacar estão:
- Condições climáticas (principalmente temperatura e umidade relativa do ar)
- Importância da partida
- Nível e característica do adversário
- Estado do gramado
- Posição e características do atleta
- Estratégias táticas
- Posse de bola
Como evitar a desidratação do jogador de futebol?
É necessário que se tenha em mente que a desidratação acarreta inúmeros prejuízos técnicos, cognitivos e motores em campo. Além do mais, coloca em risco a saúde desses atletas que são considerados desidratados crônicos. Portanto, nutricionistas e profissionais da saúde dos clubes, devem estar sempre atentos aos parâmetros bioquímicos para não haver carência de nenhum mineral perdido através do suor, garantindo assim sua saúde e máxima performance.
Autor: Otávio Henrique Ferreira
Formação: Nutricionista pós graduado em Nutrição Esportiva
Contato: @nutricionistaotaviohenrique
Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.