spot_img

Gestão esportiva: evolução e bons resultados

Data:

Foto de Harry Dona na Unsplash

Compartilhe:

A gestão esportiva é a coordenação das atividades que envolvem o esporte, precisando estar integrado em quase todas as áreas. O gestor precisa ter uma equipe multidisciplinar para conseguir liderar todas as pessoas das diferentes áreas ligadas à administração esportiva. Ou seja, é preciso entender o processo e ter uma boa relação entre as áreas para a transmissão de informação interna.

No Brasil, a gestão esportiva está em constante fase de evolução. Nos últimos anos muitos gestores se profissionalizaram para trabalhar nos clubes. Isso ocorreu porque os presidentes e diretores começaram a entender que, para ter um clube bem estruturado, é preciso ter uma boa gestão.

A gestão esportiva e os resultados

Uma boa gestão pode facilitar o caminho para obter bons resultados, já que o planejamento e a organização fazem parte da área. E, com isso, os gestores visam à melhoria dos processos para conquistar os objetivos esportivos, atendendo os desejos dos torcedores.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a gestão e o marketing não são a mesma função, elas se complementam, mas são distintas. Ou seja, a gestão visa coordenar de modo geral o clube, tanto as atividades, quanto de pessoas e projetos, já o marketing é focado no produto. Ele precisa desenvolver estratégias para atingir o seu consumidor e fazê-lo adquirir seu produto.

Assim como o marketing, a gestão também é muito importante para as categorias de base e para as escolas de futebol. O sucesso da base passa pela boa gestão do clube, que precisa gerir bem todas as categorias visando conquistar bons resultados. Com isso, os resultados da base influenciam no time profissional, considerando que os jogadores podem compor o elenco principal. Dessa forma, além de contribuir em campo, o clube pode ter um bom retorno financeiro com a venda de atletas da base.

Portanto, para ajudar os clubes a conquistarem bons resultados, a gestão é fundamental, apesar de a profissionalização ser recente. E, consequentemente, melhora a estrutura e atrai novos patrocinadores e torcedores, pois aumenta os resultados esportivos e financeiros.

Contato da autora:
Instagram – @borges_aline08

Confira abaixo um episódio do Podcast sobre o assunto:

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img

Posts Relacionados

Estudo analisou a geometria e força do quadríceps ao longo da maturação em jovens jogadores

Um estudo realizado na Universidade de Basel, na Suíça, por Paul Ritsche e colaboradores, publicado no Journal of...

Estudo analisou o movimento dos membros inferiores em saltos de jogadores com reconstrução do LCA

Um estudo realizado por pesquisadores do Irã, liderado pelo professor Moosareza Ghorban da Universidade de Guilan, publicado na...

Estudo destacou os efeitos do futebol nas funções executivas e agilidade de crianças na primeira infância

Um estudo recente conduzido por Sho Aoyama, do Departamento de Educação da Universidade de Yamaguchi, no Japão, investigou...

Estudo analisou a influência genética nas respostas inflamatórias musculares em jogadores de futebol

Um estudo científico realizado por pesquisadores brasileiros liderado por Eduardo Mendonça Pimenta da Universidade Federal de Minas Gerais...