spot_img

O que funciona melhor para recuperar os músculos de jogadores de Futebol?

Data:

Compartilhe:

Um novo estudo, realizado por um grupo de cientistas do esporte liderados por Alex Buoite Stella da Universidade de Trieste na Itália foi publicado na revista científica Sports. O objetivo do estudo era investigar a eficácia de duas técnicas populares de recuperação muscular em jogadores de futebol: a imersão em água fria e a terapia de massagem percussiva.

A pesquisa foi realizada com 16 atletas de futebol masculinos, e comparou os efeitos dessas técnicas, a imersão em água fria e a terapia de massagem percussiva, com o repouso passivo após um treino extenuante.

Descobertas Principais

Os resultados mostraram que a terapia de massagem percussiva, aplicada com um aparelho de massagem vibratória, aumentou significativamente a força muscular do quadríceps após o tratamento e ainda 24 horas depois.

Já a imersão em água fria, que consistia em 12 minutos em água a 10 graus Celsius, não teve impacto direto na força muscular, mas aumentou o tempo de contração muscular do reto femoral, o que pode indicar uma recuperação mais rápida da fadiga.

Em relação à dor muscular, ambas as técnicas se mostraram mais eficazes que o repouso passivo, proporcionando alívio significativo da dor após o treino.

Além disso, a pesquisa também analisou os efeitos das duas técnicas em parâmetros da tensiomiografia (TMG), uma técnica que avalia a função muscular. Os resultados foram inconsistentes, com a imersão em água fria aumentando o tempo de contração muscular; e a terapia de massagem percussiva mostrando uma tendência de redução da rigidez muscular.

Conclusão

Os autores do estudo concluem que tanto as duas técnicas podem ser estratégias eficazes para a recuperação muscular em jogadores de futebol, porém mais pesquisas são necessárias para entender melhor seus mecanismos de ação específicos.

Portanto, para uma abordagem prática, o artigo científico destaca a importância de estratégias de recuperação personalizadas para atletas, levando em consideração as necessidades individuais e os objetivos de cada jogador.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

Veja um episódio do Podcast sobre o assunto:

spot_img

Posts Relacionados

Estudo analisou a geometria e força do quadríceps ao longo da maturação em jovens jogadores

Um estudo realizado na Universidade de Basel, na Suíça, por Paul Ritsche e colaboradores, publicado no Journal of...

Estudo analisou o movimento dos membros inferiores em saltos de jogadores com reconstrução do LCA

Um estudo realizado por pesquisadores do Irã, liderado pelo professor Moosareza Ghorban da Universidade de Guilan, publicado na...

Estudo destacou os efeitos do futebol nas funções executivas e agilidade de crianças na primeira infância

Um estudo recente conduzido por Sho Aoyama, do Departamento de Educação da Universidade de Yamaguchi, no Japão, investigou...

Estudo analisou a influência genética nas respostas inflamatórias musculares em jogadores de futebol

Um estudo científico realizado por pesquisadores brasileiros liderado por Eduardo Mendonça Pimenta da Universidade Federal de Minas Gerais...