É mais comum ações de marketing envolvendo o time principal. Quase não se vê o marketing nas categorias de base. O fato do time principal dar um retorno financeiro maior para a instituição é um dos motivos para que isso aconteça. Porém, os clubes podem ver a base como um atrativo ou uma forma de engajar mais torcedores e atrair novos jogadores. Principalmente com o marketing em escolas de futebol.
Nesse sentido, mesmo os clubes de maior expressão possuírem maior poder aquisitivo, eles não realizam ações voltadas para o marketing em suas escolas de futebol. O marketing poderia ser utilizado como um recurso de captação de patrocínios também para a categoria de base. Além disso, poderia promover ações para aproximar os torcedores dos futuros craques, e com isso trazer um retorno a mais para o clube. Assim, as categorias de base se consolidariam importantes também para a formação dos atletas, onde surgem os grandes craques.
Como é o marketing em escolas de futebol?
A princípio, alguns clubes utilizam da internacionalização de marca para fazer com que as categorias de base sejam mais conhecidas dentro e fora do país. É possível através de ações ou jogos fora do país fazer com que cada vez mais pessoas sejam atraídas pelo clube. Assim como campeonatos mais atrativos e ações bem planejadas e executadas. Com isso os clubes podem ganhar mais recursos financeiros e consequentemente conseguir mais parceiros interessados em patrocinar a base.
Por fim, apesar de pouco explorado, o marketing em escolas de futebol necessita de mais interesse do clube. Porque se o clube demonstrar forte interesse, certamente os torcedores irão abraçar as categorias menores também. Algumas formas de impulsionar as categorias de base são o engajamento nas redes sociais do clube e ações antes dos jogos do profissional.
Veja abaixo um episódio em nosso Podcast sobre o assunto:
Contato da autora – Instagram: @borges_aline08
Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.