spot_img

Importância do Futsal para o Futebol

Data:

Foto por Markus Spiske/Pexels

Compartilhe:

Frequentemente vemos profissionais do meio do futebol serem indagados sobre a importância do Futsal na formação do atleta para, futuramente, adentrar no Futebol. Em suma, as respostas compreendem que o Futsal é um esporte importante para o coirmão, pois ele induz o atleta a tomar decisões mais rapidamente.

No entanto, como estamos falando da tomada de decisão, não seria mais interessante para o futuro atleta de futebol tomar decisões no contexto competitivo desse esporte? Não necessitando, portanto, de outro esporte para servir como apêndice?

Por outro lado, se constatarmos que é realmente importante o ambiente competitivo do Futsal para o atleta de Futebol, é possível haver transferência de habilidades motoras de um esporte para o outro?

Vamos responder estas perguntas no decorrer do texto.

Abordagem pedagógica centrada no Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos

Há muito, o autor francês Claude Bayer constatou que perante o grande número de esportes coletivos existentes, professores dão preferência a somente uma atividade específica no momento em que definem o planejamento das atividades. Seja em função das condições materiais que a instituição – escola convencional ou de escolinhas esportivas – oferece ou por motivos socioculturais.

Nesse sentido, o autor apresentou princípios operacionais válidos aos esportes pertencentes à categoria dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). Assim, os professores podem construir uma estratégia pedagógica que privilegie o ensino das competências motoras gerais, em detrimento da especialização precoce em qualquer esporte.

“Privilegiando […] a aprendizagem destes princípios operacionais transferíveis de uma atividade para a outra, e as atitudes consequentes, os docentes poderão preparar cada jogador para a prática posterior a especialidade da sua escolha”.

(BAYER, 1994, p. 7).

Dessa forma, ao apresentar uma proposta pedagógica unificada, de maneira racional e coerente, de diversas modalidades esportivas pertencentes ao universo dos Jogos Desportivos Coletivos, é necessário trazer ao debate o pressuposto teórico que sustenta a tese de Bayer: o conceito de transfert, ou seja, transferências de habilidades motoras de um esporte para o outro.

Transferência de Habilidades Motoras

“[…] existe um transfert da aprendizagem sempre que uma aprendizagem modifica, facilitando, ou pelo contrário inferindo com ela, uma outra aprendizagem, e que se lhe segue ou a que a precede”

(BAYER, 1994, p. 18).

A citação acima não compreende a totalidade de significação sobre o transfert, no entanto, se mostra como uma boa introdução para compreendermos tal conceito. Portanto, o transfert se apresenta como:

Transfert proativo – aprendizagem anterior modifica a aprendizagem presente:

  • Com efeito positivo (facilitação proativa);
  • Com efeito negativo (interferência ou inibição proativa);

Transfert retroativo – a aprendizagem atual modifica os hábitos adquiridos anteriormente:

  • Com efeito positivo (facilitação retroativa);
  • Com efeito negativo (interferência ou inibição retroativa).

Em contrapartida, para que a abordagem pedagógica seja eficiente, o professor deve estar ancorado numa teoria da aprendizagem condizente com o que vimos até então.

“O transfert nesta abordagem fenômeno-estrutural, que será por nós adotada, assenta sobre o conjunto de estruturas existente entre duas tarefas, conjunto reconhecido pelo sujeito. Porque este último, em relação ao enquadramento, adota uma atitude que lhe permite assinalar, ou não, esta analogia, e isto em função das significações que dá às diversas situações por que passa, que interpreta, organizando a sua percepção e que orienta a escolha dos diferentes meios, que selecionará de maneira mais ou menos explícita e utilizar no seu contato real “aqui e agora.”

(BAYER, 1994, p. 25).

Em suma, o autor francês considera que se o transfert da aprendizagem existe, o mesmo deve ser interpretado à luz da teoria fenômeno-estrutural. Isso porque, segundo o autor, a aprendizagem será facilitada logo que o jogador percebe, em uma estrutura do jogo, uma identidade com uma estrutura já encontrada em outro momento.

Qual a importância do Futsal para a formação do atleta de Futebol?

Por fim, considerando o tansfert de habilidades motoras, é evidente a importância do Futsal para a formação do futuro atleta de futebol. No entanto, precisamos entender que não somente o Futsal, mas sim todos os esportes coletivos são importantes para a aquisição de habilidades motoras da criança.

Ainda assim, é necessário ressaltar que, desde o princípio, a abordagem pedagógica considere a intencionalidade, tanto ao nível do ensino como da aprendizagem, como fator preponderante neste contexto. Ou seja, para que a transferência de habilidades motoras de um esporte para outro – em nosso caso, Futsal para o Futebol – seja efetiva, o professor deve ter um programa de treinamento bem planejado e centrado, intencionalmente, no objetivo preconizado.

Contatos do autor:
E-mail: tassiosardinha@gmail.com
Instagram: @tsardinha1

Links e Referências

O ensino dos desportos coletivos

Confira abaixo um episódio do Podcast sobre o assunto:

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img

Posts Relacionados

Estudo analisou a geometria e força do quadríceps ao longo da maturação em jovens jogadores

Um estudo realizado na Universidade de Basel, na Suíça, por Paul Ritsche e colaboradores, publicado no Journal of...

Estudo analisou o movimento dos membros inferiores em saltos de jogadores com reconstrução do LCA

Um estudo realizado por pesquisadores do Irã, liderado pelo professor Moosareza Ghorban da Universidade de Guilan, publicado na...

Estudo destacou os efeitos do futebol nas funções executivas e agilidade de crianças na primeira infância

Um estudo recente conduzido por Sho Aoyama, do Departamento de Educação da Universidade de Yamaguchi, no Japão, investigou...

Estudo analisou a influência genética nas respostas inflamatórias musculares em jogadores de futebol

Um estudo científico realizado por pesquisadores brasileiros liderado por Eduardo Mendonça Pimenta da Universidade Federal de Minas Gerais...