spot_img

Os dados e a análise de desempenho no futebol

Data:

Imagem de Rubén Calvo por Pixabay

Compartilhe:

O que é e como funciona a análise de desempenho no Futebol? O que faz o analista de desempenho? Como isto surgiu?

O que é análise de desempenho?

A análise de desempenho no futebol é um meio de conhecer melhor seu time e o seu adversário. Mas como fazer isso? Através do recolhimento de informações de treinos e jogos. E como recolho essas informações? Você pode usar softwares de última geração ou o bom e velho papel e caneta.

Falando em papel e caneta, você sabia que foi assim que iniciou a análise dos jogos? A princípio, ela surgiu na década de 50, quando um contador inglês chamado Charles Reep, apaixonado por futebol, decidiu colocar no papel as observações que já fazia sobre o jogo a mais de uma década. Ele verificou, por exemplo, que a maioria das jogadas de gol tinham no máximo 3 passes. Isso levou os clubes a adotarem o que chamamos hoje de jogo com bolas longas, ou seja, poucos passes e muita verticalidade.

Dessa forma, o que Charles Reep observava, atualmente é chamado de dados quantitativos. Existem também as análises qualitativas. Vamos entender o que são e quais suas diferenças?

Dados quantitativos

Quando falamos em dados quantitativos estamos tratando de números, ou seja, tudo aquilo que podemos quantificar, por exemplo: número de passes errados num jogo, quantas finalizações foram em gol e quantas foram para fora, quantas roubadas de bola o time “A” teve, entre outras.

Afinal, você com certeza já conhecia os dados quantitativos, porém pode ter ouvido falar deles como estatísticas ou scout. Pois bem, isso tudo significa a mesma coisa.

Dados qualitativos

Já os dados qualitativos não têm a ver com números, mas sim com observações. Por exemplo: sistema de jogo do adversário é o 1-4-4-2, a forma como eles atacam é através de bolas longas para os atacantes, eles defendem muito bem pelas laterais, entre outras.

Como você pôde perceber, a forma qualitativa não terá uma resposta concreta para todas as perguntas. Ela será subjetiva aos olhos de cada um. Portanto, é importante que o analista saiba o que o técnico quer saber e quais as informações lhes trarão maior vantagem durante uma partida.

Dessa forma tanto as informações quantitativas quanto qualitativas podem ser analisadas de forma direta ou indireta. Mas o que é isso? Direta significa que é feita durante a partida, de forma paralela com o jogo. Já a forma indireta quer dizer que é feita após o jogo, por meio de filmagens.

Funções do analista de desempenho

  • Planejamento de treinos: Sim, ele participa do planejamento, construção; e do treino (mediante filmagem e análise ou auxiliando o treinador no repasse de informações e feedbacks aos atletas);
  • Recolhimento de informações de treinos e jogos: Já imaginou ter que recolher todas as informações que existem dentro de um jogo? Pois é, seria impossível. Por isso você conversará com o técnico anteriormente e definirá o que será colhido de dados naquele momento;
  • Análise: Após recolher as informações é hora de analisá-las;
  • Repassar: Depois de ter analisado tudo é hora de filtrar o que realmente é importante e repassar isso à comissão técnica e jogadores.

Enfim, após transmitir as informações é hora de começar tudo de novo. Planejamento, recolha de dados, análise e repasse da informação. Ou seja, um ciclo que nunca terá fim. Afinal, o trabalho em um time de futebol nunca está completo. Sempre tem algo que o time pode melhorar. E o trabalho do analista é auxiliar nisto da melhor forma.

Análise de desempenho no futebol brasileiro

O analista de desempenho demorou para chegar ao Brasil. Entretanto, hoje ele é peça fundamental em qualquer time de futebol. Os grandes times já possuem uma equipe de análise, visto a quantidade e riqueza de informações que podem ser adquiridas.

Do mesmo modo, quem deseja iniciar nessa função precisa ter muito conhecimento sobre um tema principal: o FUTEBOL. Você deve saber de tática, técnica, momentos do jogo, sistemas utilizados, tomada de decisão, entre outras centenas de aspectos que o jogo possui.

No mundo atual a informação é poder. E no futebol não é diferente. Quem tem mais e melhores informações já sai na frente.

Contato do autor : @Christopher_Suhre

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

Veja abaixo um episódio em nosso Podcast sobre o assunto:

spot_img

Posts Relacionados

Estudo analisou a geometria e força do quadríceps ao longo da maturação em jovens jogadores

Um estudo realizado na Universidade de Basel, na Suíça, por Paul Ritsche e colaboradores, publicado no Journal of...

Estudo analisou o movimento dos membros inferiores em saltos de jogadores com reconstrução do LCA

Um estudo realizado por pesquisadores do Irã, liderado pelo professor Moosareza Ghorban da Universidade de Guilan, publicado na...

Estudo destacou os efeitos do futebol nas funções executivas e agilidade de crianças na primeira infância

Um estudo recente conduzido por Sho Aoyama, do Departamento de Educação da Universidade de Yamaguchi, no Japão, investigou...

Estudo analisou a influência genética nas respostas inflamatórias musculares em jogadores de futebol

Um estudo científico realizado por pesquisadores brasileiros liderado por Eduardo Mendonça Pimenta da Universidade Federal de Minas Gerais...