Estudo investigou o impacto dos jogos reduzidos no desenvolvimento de habilidades em jogadores de Futsal

Data:

Compartilhe:

Estudo realizado por pesquisadores brasileiros, investigou como os jogos reduzidos podem realmente impulsionar o aprendizado e o aprimoramento das habilidades dos jogadores de Futsal.

Liderado por Rafael Batista Novaes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o estudo científico foi publicado na Revista Corpoconsciência e contou também com a colaboração de outros pesquisadores da Universidade de São Paulo: Rene Drezner, Thiago André Rigon, Fabio Ferreira Nogueira e Luiz Eduardo Pinto Bastos Tourinho Dantas.

Por que o estudo foi realizado?

O principal objetivo dos pesquisadores era verificar se a prática constante de jogos reduzidos, combinada com orientações específicas, realmente ajuda os jogadores a desenvolverem melhor suas habilidades e a aplicarem o que aprenderam em jogos de futsal completos.

Como foi realizado?

Os pesquisadores acompanharam 18 jovens jogadores de futsal masculino com idades entre 15 e 19 anos ao longo de 17 sessões de treino. Durante essas sessões, eles utilizaram jogos reduzidos com limite no número de toques na bola.

Os pesquisadores compararam o desempenho dos atletas nesses jogos menores com o desempenho em jogos de futsal normais, observando ações como passes e movimentação sem a bola.

Principais resultados

A análise dos dados revelou que os jogos reduzidos realmente incentivaram os jogadores a trocarem mais passes e a se movimentarem melhor para receber a bola sem marcação. O mais importante é que essas ações, praticadas nos jogos reduzidos, se tornaram mais frequentes e de melhor qualidade nos jogos de futsal completos.

Outras ações não diretamente focadas nos jogos reduzidos não sofreram alterações significativas, o que indica que o método de treino atingiu seus objetivos específicos. Os pesquisadores observaram que a forma como os jogadores faziam a bola circular nos jogos reduzidos começou a aparecer também nos jogos completos, mostrando que um estilo de jogo estava sendo desenvolvido ao longo do treinamento.

Portanto, o estudo oferece evidências de que usar jogos reduzidos de forma organizada e com instruções claras pode ser uma ferramenta eficaz para o aprendizado e a melhora das habilidades no futsal.

 
Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.
spot_img

Posts Relacionados

Estudo com árbitros investigou o impacto dos “ruídos” nas decisões e a relação com erros de arbitragem

Pesquisadores investigaram como o "ruído" nas decisões dos árbitros de futebol pode levar a inconsistências durante as partidas....

Estudo aponta críticas e adaptações ao modelo “TGfU” no treinamento esportivo

Um novo artigo científico publicado na prestigiada revista Physical Education and Sport Pedagogy desafia a aplicação tradicional do modelo "Teaching...

Efeitos do treinamento combinado de pliometria e velocidade no desempenho de velocidade em jogadores de futebol

Um estudo recente publicado na revista Physiologia investigou os benefícios de combinar exercícios pliométricos com treino de velocidade...

Estudo comparou diferenças na eficiência mecânica entre o Futebol masculino e feminino

Uma pesquisa recente realizada por pesquisadores espanhóis liderada por Eider Barba do Institute Real Sociedad, investigou as diferenças...