Hoje abordaremos sobre as principais características do desenho do Sistema Tático ofensivo 4.0 (quatro-zero). De antemão, lembremos que já falamos aqui sobre os principais sistemas táticos ofensivos do Futsal. Do mesmo modo, vimos a importância da definição de um desenho ofensivo que melhor se adeque à equipe. Logo, vamos entender sobre o sistema 4.0.
Atualmente, várias equipes utilizam a configuração de ataque 4.0, pois, quando os atletas efetuam com competência, estimula diversas formas de envolver o sistema defensivo adversário. Além disso, o sistema tático ofensivo 4.0 pode significar a quebra do sistema 3.1 quando o pivô abre mão de seu posicionamento padrão para juntar-se aos demais na organização do jogo.
Distribuição das linhas do sistema 4.0
O desenho 4.0 distribui suas linhas da seguinte forma:
- 1ª (primeira) linha, mais curta, denominada linha de armação;
- 2ª (segunda) linha, mais longa, denominada linha de apoio/busca e aproximação.
Quebra do sistema tático ofensivo de 3.1 para 4.0
A princípio, quando abordamos aqui as características do sistema 3.1, vimos uma variação do desenho sem o pivô de referência. Nesse sentido, o sistema 3.1 possibilita movimentações dos quatro jogadores de linha na quadra, dado que o pivô recua para as linhas de apoio ou armação. Portanto, a situação exposta pode se figurar como uma quebra do sistema tático ofensivo 3.1 em 4.0.
Por exemplo, nas imagens acima vemos que o jogador “3” efetua o passe para o “2” e se desloca em diagonal; enquanto isso, o jogador “5”, que cumpria o papel de pivô, recua para a linha de apoio e aproximação. Isso posto, verificamos a transição do sistema 3.1 com sustentação ofensiva na ala direita, para o sistema 4.0.
Regras importantes para aplicação do sistema tático ofensivo 4.0 no Futsal
Em síntese, o livro de Balzano publicado em 2014 identificou algumas regras para aplicação do 4.0, que auxiliam o treinador na orientação de seus jogadores, as quais podemos destacar:
– Nunca ter pressa para definir a jogada;
– Não deixar de olhar o companheiro que está com a bola;
– Movimentar-se nas costas do marcador;
– Levar o defensor para a posição da quadra que lhe interessa;
– Antecipar-se ao defensor para surpreendê-lo;
– Ajudar os companheiros com bloqueios, fintas e mudanças de direção.
Além disso, acreditamos que, por ser um sistema que utiliza manobras para aproveitar os espaços nas costas da marcação adversária, o 4.0 pode se estabelecer como uma importante estratégia em quadras espaçosas.
Links de Referência
- Futsal – Da Formação ao Alto Rendimento: Métodos e Processos do Treinamento
Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.