Em uma campanha brilhante que culminou com a vitória sobre a Argentina por 2 a 1, a seleção brasileira masculina de futsal conquistou seu sexto título mundial. Essa conquista foi resultado de uma preparação minuciosa e da atuação de uma comissão técnica altamente capacitada liderada pelo experiente técnico Marquinhos Xavier.
Conheça os membros que contribuíram para esse sucesso histórico.
Equipe técnica e de performance
Marquinhos Xavier – Treinador
No comando da seleção desde 2017, o treinador Marquinhos Xavier consolidou-se como um dos grandes nomes do futsal mundial como treinador do Carlos Barbosa e Marechal Rondôn. Estudioso do esporte, o treinador além de uma vasta experiência na modalidade, também possui graduação em Educação Física e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, lidera a AMAX Futsal e é autor de livros sobre a modalidade.
Vanildo Neto – Auxiliar Técnico
Auxiliar de Marquinhos Xavier na preparação da equipe, Vanildo Neto também é treinador da seleção sub-20 do Brasil desde 2019 e atual treinador do sub-20 do Atlântico Erechim. Vanildo acumula experiências em clubes de futsal escolar e de base, onde foi treinador e coordenador de clubes como o Sport Recife.
Além disso, Vanildo Neto é autor do recente livro “Futsal e a defesa setorial”.
Rodrigo Carlet – Analista de Desempenho
Responsável pela análise da equipe e dos adversários, Rodrigo Carlet exerce a função de analista de desempenho, uma área que vem crescendo no Futsal. Também estudioso do esporte, Carlet possui doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e autor do livro “Análise de desempenho no Futsal”.
João Carlos Romano – Preparador Físico
Experiente preparador físico do Jaraguá Futsal, João Romano é um dos maiores nomes na preparação física de Futsal. João Romano possui mais de 60 títulos em sua carreira, inclusive já foi campeão da Copa do Mundo de Futsal anteriormente, e agora chega ao seu terceiro título mundial com a seleção. Recentemente lançou o livro “Treinamento Desportivo – Dicas práticas para o Futsal” juntamente com Mauro Sandri.
Mauro Sandri – Fisiologista
O fisiologista Mauro Sandri trabalhou em conjunto com o preparador físico João Romano para monitorar e otimizar a condição física dos jogadores durante o mundial. Atualmente é preparador físico do Magnus Futsal Sorocaba e já teve passagem por grandes clubes do futsal mundial como Corinthians, Jaraguá e Spartak Moscow. Também é autor de livro e trabalha como professor em diversas formações na área.
Fred Antunes – Treinador de Goleiros
Fred Antunes desempenhou um papel essencial no treinamento específico dos goleiros. O destaque do goleiro Willian, que fez defesas cruciais na final contra a Argentina, também é fruto de um trabalho técnico minucioso. Fred Antunes atualmente é treinador de goleiros do Jaraguá Futsal e acumula vários títulos em sua carreira.
Kleber Barbão – Fisioterapeuta
O fisioterapeuta Kleber Barbão teve a responsabilidade de cuidar da recuperação muscular e prevenção de lesões dos jogadores. Kleber Barbão é fisioterapeuta formado em Maringá com pós-graduações em fisioterapia esportiva e fisiologia do exercício. Além da Seleção Brasileira de Futsal é proprietário da Clinisport Prime em Maringá e Barcelona. Já trabalhou em diversas equipes esportivas e atletas como Falcão e Neymar.
Thiago Muller – Fisioterapeuta
Thiago Muller também é fisioterapeuta e juntamente com Kleber Barbão, também integrou o setor de fisioterapia da seleção. Inclusive é a primeira vez que a seleção brasileira de futsal contou com dois fisioterapeutas integrados na comissão técnica em uma Copa do Mundo.
Paulo César Nery – Médico
Paulo Nery foi o responsável por monitorar a saúde dos atletas, tratando lesões e problemas físicos que pudessem surgir ao longo da campanha. Paulo Nery é Ortopedista e Traumatologista e também é responsável pelo setor médico do Carlos Barbosa.
Mauro Martinelli – Médico
Mauro Martinelli também é Ortopedista e Traumatatologista e esteve fazendo parte do staff da seleção Brasileira. Mauro é médico da Seleção Brasileira de Futsal desde 2007, e este é o seu terceiro de título mundial com o Brasil.
Dirigentes, Suporte e Comunicação
Além dos profissionais em quadra, o staff da seleção brasileira de Futsal contou com profissionais da gerência, administração, suporte e comunicação. Confira os nomes:
Mauro Carmélio – Chefe de Delegação
Experiente dirigente no Futsal, Mauro é presidente da Federação Cearense de Futebol, e foi o chefe de delegação da Seleção Brasileira de Futsal no mundial.
Lavoisier Freire – Coordenador de Seleções de Futsal
Lavoisier Freire, foi jogador de Futsal profissional com uma carreira de 25 anos, incluindo 10 anos na Seleção Brasileira, período em que conquistou vários títulos. Após encerrar sua carreira em 2012, ele se dedicou à gestão esportiva, assumindo a gestão técnica do Carlos Barbosa.
Hsu Che Wei – Supervisor
Hsu Che Wei exerce há algum tempo o cargo de supervisor nas seleções brasileiras de Futsal.
Bruno Vanço – Administrador
Bruno esteve a frente da administração da seleção brasileira de Futsal no Mundial. Atualmente é responsável pela supervisão técnica da equipe principal e também do time Sub-20 do Corinthians Futsal.
Ayana Simões – Coordenadora de Comunicação
Jornalista, Ayana atuou em canais esportivos de TV e atualmente exerce o cargo de coordenadora de comunicação na CBF desde 2023.
Leto Ribas – Assessor de Comunicação
Jornalista, Leto Ribas atuou em canais esportivos de TV e atualmente exerce o cargo de assessor de comunicação na CBF.
José Roberto – Roupeiro
José Roberto é um experiente profissional que vem exercendo a função nas seleções de Futsal tanto masculina quanto feminina.