Entre os dias 4 e 12 de outubro, Assunção, capital do Paraguai, será palco de uma grande celebração da diversidade. Pela primeira vez na história, os Jogos Latino-americanos de Olimpíadas Especiais, verdadeiro epicentro da inclusão e do espírito esportivo, serão disputados na América Latina.
Para a edição de 2024, a organização contará com a Dra Flávia Magalhães, médica do esporte, nutricionista e especialista em gestão de saúde e performance de atletas, que atuará como diretora clínica dos Jogos. Natural de Belo Horizonte, Flávia é a atual Presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Esporte (SMEXE) e conta com passagens pelos departamentos médicos de Atlético e América, além da Seleção Brasileira feminina.
“As Olimpíadas Especiais são uma oportunidade única de presenciar, na prática, dois grandes valores que o esporte carrega: a inclusão e o respeito ao próximo. É maravilhoso termos um evento como esse na América Latina e estou muito feliz por poder contribuir com este movimento”, declara Flávia.
Criada por Eunice Mary Kennedy, ativista estadunidense, a Special Olympics se constituiu em torno de um bem comum: construir comunidades de aceitação e inclusão para as pessoas com deficiência intelectual. A missão principal do evento é proporcionar treinamento e competições esportivas para esse público, em diversas modalidades olímpicas.
Na última edição, que foi realizada em Berlim, em junho de 2023, o evento contou com a participação de mais de 6.800 atletas de mais de 190 países, que competiram em 24 esportes de estilo olímpico sancionados oficialmente.
A Special Olympics traz uma série de eventos paralelos focados em saúde, educação e liderança, abrindo espaço para discussões importantes e para promover uma inclusão ainda mais ampla.