No último domingo, dia 28, Flamengo e Botafogo se encontraram pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro no Estádio Nilton Santos. O Glorioso venceu por 2×0, com gols de Luis Henrique e Savarino, mas um dos destaques da partida foi uma tecnologia de avaliação de arbitragem testada pelo Botafogo.
O clube carioca contratou a empresa Good Game, especializada em avaliação de arbitragem e detecção de manipulação de partidas com inteligência artificial, para fornecer uma análise computadorizada detalhada das decisões tomadas pela arbitragem durante o jogo.
O que é a “Ref_Eval”?
A “Ref_Eval” (Avaliação de Arbitragem) fornece, em tempo real, alertas referentes às decisões da arbitragem, sejam elas favoráveis ou não ao time da casa, contribuindo assim para o processo de educação dos árbitros do futebol brasileiro.
Segundo o próprio acionista majoritário do Botafogo, John Textor, a Ref_Eval é um método desenvolvido ao longo de 15 anos no campo da análise de dados de desempenho de jogadores e árbitros, obtendo 99% de respostas corretas em diversas situações relacionadas à arbitragem. Além disso, o método também utiliza algoritmos complexos por meio de inteligência artificial para identificar o que é chamado de IRD (Decisão Incorreta do Árbitro) para se opor ao CRD (Decisão Correta do Árbitro). Com essa tecnologia foram detectadas supostas irregularidades em jogos do Campeonato Brasileiro de 2023.
O componente da tecnologia “Match_Fix” (manipulação de partida) detecta uma possível tentativa de manipulação dos resultados por aqueles que estão em campo, uma situação rara, mas que ainda preocupa no universo do futebol.