Nova tecnologia foi testada no Clássico Carioca do último domingo

Data:

Foto: Vitor Silva/ Botafogo

Compartilhe:

No último domingo, dia 28, Flamengo e Botafogo se encontraram pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro no Estádio Nilton Santos. O Glorioso venceu por 2×0, com gols de Luis Henrique e Savarino, mas um dos destaques da partida foi uma tecnologia de avaliação de arbitragem testada pelo Botafogo.

O clube carioca contratou a empresa Good Game, especializada em avaliação de arbitragem e detecção de manipulação de partidas com inteligência artificial, para fornecer uma análise computadorizada detalhada das decisões tomadas pela arbitragem durante o jogo.

O que é a “Ref_Eval”?

A “Ref_Eval” (Avaliação de Arbitragem) fornece, em tempo real, alertas referentes às decisões da arbitragem, sejam elas favoráveis ou não ao time da casa, contribuindo assim para o processo de educação dos árbitros do futebol brasileiro.

Segundo o próprio acionista majoritário do Botafogo, John Textor, a Ref_Eval é um método desenvolvido ao longo de 15 anos no campo da análise de dados de desempenho de jogadores e árbitros, obtendo 99% de respostas corretas em diversas situações relacionadas à arbitragem. Além disso, o método também utiliza algoritmos complexos por meio de inteligência artificial para identificar o que é chamado de IRD (Decisão Incorreta do Árbitro) para se opor ao CRD (Decisão Correta do Árbitro). Com essa tecnologia foram detectadas supostas irregularidades em jogos do Campeonato Brasileiro de 2023.

O componente da tecnologia “Match_Fix” (manipulação de partida) detecta uma possível tentativa de manipulação dos resultados por aqueles que estão em campo, uma situação rara, mas que ainda preocupa no universo do futebol.

Publicidade
/ month
placeholder text
spot_img

Posts Relacionados

Vasco realiza mudanças na comissão técnica da equipe sub-20

Ramon Lima e João Bonfatti assumem categoria da base

Coordenador assume Departamento de Análise de Desempenho do Náutico

Felipe Acosta chega ao Náutico para a sua segunda passagem no clube

Coritiba contrata Executivo para a equipe principal

Renato Kobbi chega ao Coritiba para exercer cargo de diretor de finanças

Treinador assume time feminino do Santos

Caio Couto chega ao Santos para sua segunda passagem no clube