O marketing para os atletas é tão importante como o marketing para os clubes. Quando uma pessoa se torna um atleta, ele está disposto a tornar sua imagem pública. E é aí que ele precisa tomar cuidado. As marcas e os clubes procuram os atletas que possuem alto rendimento, mas que também tenham uma boa imagem com o público.
Contudo, marketing esportivo também precisa ser explorado pelos atletas e deve ser explorado de forma natural para que não seja nada forçado. Para isso, é preciso que os conteúdos sejam planejados e explorados de acordo com o perfil do atleta e da marca.
Atletas que sabem explorar o marketing
Um grande exemplo da importância do marketing para o atleta é o David Beckham, que possui contrato com a Adidas até hoje. Beckham assinou um contrato esporádico com a marca em 2002, mas devido o seu sucesso, em 2003 ele assinou um contrato vitalício. O atleta tinha grandes resultados dentro de campo e possuía uma boa imagem fora dele, o que resultou em um ótimo contrato até hoje.
Atualmente, um grande atleta que apesar de se envolver em polêmicas, sabe explorar muito bem o marketing, é o Neymar. Na semana decisiva da Liga do Campeões de 2019 o atleta foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Essa exposição fez com que aumentasse a visibilidade da Nike, Jbl e da Juliet, um modelo de óculos da Oakley. Segundo o artigo do Máquina do Esporte e o #NeyDay gerou mais de 2000 matérias e impactou de 240 milhões de pessoas.
Por fim, atletas que se envolvem em polêmicas, têm na maioria das vezes, menos chances de conseguirem um bom contrato. Pois, nenhuma marca ou clube quer que sua imagem seja exposta por um atleta por motivos negativos. Por isso, que o atleta precisa se preocupar com o marketing desde cedo, para conseguir bons contratos dentro e fora de campo.
Veja abaixo um episódio em nosso Podcast sobre o assunto:
Contato da autora – Instagram: @borges_aline08
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